segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

P166: 5 Cruzeiros (3ª Estampa) - Índio (Valor recebido)


Valor facial: 5 cruzeiros

Ano de emissão: ver variedades.
  
Órgão emissor: Tesouro Nacional

Empresa impressora: Casa da Moeda do Brasil

Estampa: 3ª Estampa

Descrição
Anverso
Reverso
Jangadeiro à esquerda, índio à direita.
Vitória-régia

Dimensões: 156 x 67 mm

Observação: Valor facial: CINCO CRUZEIROS VALOR RECEBIDO.
 
Variedades

P166a (C 111)
Anverso

Reverso

Imagens enviadas por João Paulo Silva (Clique para ampliar)

Ano de emissão: 1961

Micro chancelas: 
DIRETOR DA CAIXA DE AMORTIZAÇÃO - Carlos Augusto Carrilho
MINISTRO DA FAZENDA - Sebastião Paes de Almeida
 
Séries: 001ª-075ª


P166b (C 112)
Anverso

Reverso

Imagens enviadas por João Paulo Silva (Clique para ampliar)

Ano de emissão: 1962

Micro chancelas: 
DIRETOR DA CAIXA DE AMORTIZAÇÃO - Reginaldo Fernandes Nunes
MINISTRO DA FAZENDA - Walter Moreira Salles
 
Séries: 076ª-111ª


Referências bibliográficas:

AMATO, Cláudio P., Irlei S. das Neves, Júlio E. Schütz. Cédulas do Brasil (1833 a 2011), 5ª edição. São Paulo, 2011. ISBN 978-85-904216-3-4. www.claudioamato.com.br.

CUHAJ, George S. Standard Catalog of World Paper Money, General Issues, 1368-1960, 12th edition. 2008, ISBN 978-0896897304. Krause Publications (www.krausebooks.com), 700 East State St., Iola, WI, 54990-0001.   

Museu de Valores do Banco Central, cédulas e moedas brasileiras: www.bcb.gov.br/?MUSEU. 

4 comentários:

  1. Tenho esta cédula , está no meu álbum no Facebook.

    ResponderExcluir
  2. Showww .... série quase completa aqui.... #barrettocolecionador

    ResponderExcluir
  3. tenho uma duvidaça... eu comprei recentemente uma lanterna ultravioleta para checar as notas da minha coleção... todas as cedulas de papel moeda reagiam da mesma forma a luz ultravioleta.. eu tinha esta cedula do indio quardada na minha antiga coleção desde criança, mas por estar muito velinha e surrada decidi comprar uma FE, essa nova cedula a luz ultravioleta reluzia como papel comum e observei que nao tinha o fio de segurança como aquela velinha tinha ,, conclui então.. me venderam uma falsificada... pesquisando na internet e todas as que eu acho para vender nenhuma tem o fio de segurança(pelo menos nao aparece nas fotos)... será que esta serie fois feita dessas duas formas (com fio e sem fio, com papel moeda e papel nao tão moeda) ..ou foi feita uma grande falsificação e espalhada pelo mercados de hoje em dia?

    ResponderExcluir
  4. detalhe: o fio de segurança passa rente a orelha do indio.

    ResponderExcluir

Comentários anônimos serão deletados